terça-feira, 8 de julho de 2014

Aprende a perder Brasil!

Em coro, as torcidas do mundo inteiro clamam por esse aprendizado: o brasileiro tem que saber perder; parar de reclamar; parar de exigir que os seus grandes jogadores sejam realmente grandes em campo. Afinal, os outros também merecem ganhar...

O problema com essa afirmação é que o brasileiro já sabe perder muito bem. Perde todos os dias, se conforma e continua lutando. Não é a toa que pagamos os maiores tributos e os maiores preços do mundo e permanecemos acreditando que os péssimos serviços (públicos ou privados) oferecidos não nos matem a qualquer momento quando necessitarmos deles. O mais interessante disso tudo, é que já começamos perdendo nessa copa...

Perdemos, quando fomos escolhidos como sede de um evento internacional e nossos governantes planejaram “melhorar” as condições de nossa cidade só por isso. Nós que pagamos as contas, inclusive as deles, não merecemos uma infraestrutura melhor?

Perdemos, quando no meio das comemorações de que “a copa vem aí”, descobrimos que, pelo menos, 80% da população brasileira, que pagou a conta da construção dos estádios, não vai conseguir nem passar por perto deles durante os grandes jogos. Ainda assim, fomos voluntários, trabalhamos gratuitamente para uma instituição milionária ganhar mais dinheiro ainda e impor seu padrão para o mundo, que está obviamente sob seus pés.
Perdemos novamente, quando os grandes cabeças da nação usaram nosso dinheiro para ter uma “bolsa copa” para não serem obrigados a gastar seus milionários salários que contrastam de maneira absurda com o nosso salário mínimo.

Perdemos, agora e futuramente, pois o evento iniciou e para nossa vergonha as benditas obras não estavam terminadas e, sabemos, não o serão realmente, afinal de contas, estamos no Brasil e o povo sabe perder.

Perdemos, ora que novidade, quando nosso hino foi desrespeitado a cada jogo pelo padrão fascista da organizadora do evento.

Perdemos, também, quando uma mídia preocupada em criar um garoto propaganda, praticamente, lavou nossas mentes (ou tentou) com a ideia de que a Seleção é um time de um jogador só. E que, obviamente, sem ele não há mais ninguém em campo. Por isso, esse placar tão expressivo da Alemanha.

Perdemos …

Acredito que já temos essa lição de cor. Na verdade, com o futebol, o brasileiro tenta aprender a ganhar. Fazer sua vida tão difícil ser mais leve com um grito de “campeão” de deixar-nos sem voz. Contudo é hora também, de aprender que a real vitória não está nos pés de 11 homens num campo carregando as cores de nossa bandeira. Está em nossas vidas cotidianas, quando e onde podemos construir uma nova realidade, finalmente vencer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário